02 ago 2022
29 ago 2018
24 nov 2017
Data da Publicação: 08/08/2020
Um evento virtual a ser realizado com participações de docentes do Departamento de História do campus Rolim de Moura-UNIR, bem como outras universidades do país.
A presente proposta de roda de conversa virtual denominada de “I Ciclo de Debates e Interlocuções UNIVERSITÁRIAS” é uma ação teórico pedagógica, coordenada pelo grupo de pesquisa Ensino de História, Teoria e Questão Étnico-Racial em parceria com o Centro de Documentação Regional (CDR) do Departamento de História em Rolim de Moura, a ser realizada entre os meses de agosto a dezembro de 2020. Trata-se de uma atividade extensionista que pretende ser realizada mensalmente, aliando leituras prévias e encontros reflexivos, com carga horária de 39 horas, divididas em quatro momentos, sendo que cada rodada há indicações de leituras e finaliza-se com a roda de conversa intercalada por um mediador, este será um especialista na área. O foco das reflexões será o Ensino de História, a historiografia e especialmente as abordagens relativas à cultura negra no Brasil.
CRONOGRAMA:
Mês/Atividade/Data |
Atividade |
Mediador/Palestrante(a) /Mediadores (as) |
Texto da Interlocução |
Agosto -1º Encontro: Imaginação africana e literatura afro-brasileira: caminhos entrecruzados (21/08/2020)
|
Leituras Prévias: Horário: 19h (horário de Rondônia) 20h (horário de Brasília) |
Dr. Túlio Henrique Pereira/Professor do Departamento de História da Universidade Estado do Ceará/URCA-CE |
PEREIRA, Túlio Henrique; MARQUES, Eliane. Imaginação africana e literatura afro-brasileira: caminhos entrecruzados. In: BUENO, André; DURÃO, Gustavo; GARRIDO, Mirian (orgs.). História da África: debates, temas e pesquisas para além da sala de aula. Rio de Janeiro: Edições Especiais Sobre Ontens, 2019. pp. 215-249
|
Setembro – 2º Encontro: Cenário de uma Educação Étnico-Racial em movimento para o Século XXI:
|
Leituras Prévias:
19h (horário de Rondônia) 20h (horário de Brasília) |
Dr. Cairo Mohamad Ibrahim Katrib/Professor do Departamento de Educação da Universidade Federal de Uberlândia/UFU-MG
|
KATRIB, Cairo Mohamad Ibrahim; SANTOS, Tadeu Pereira dos. Cenário de uma Educação Étnico-Racial em movimento para o Século XXI: ações afirmativas ou medidas compensatórias? In: Revista do Corpo Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UnB, Em Tempos de História, Brasília-DF, n. 36, p. 290-309, jan./jun. 2020.
|
Outubro – 3º Encontro: O Ensino de História entre Autoria e Autonomia
|
Leituras Prévias: Atividade em casa: 4 horas
19h (horário de Rondônia) 20h (horário de Brasília) |
Dr. Jaqueline Souza Gutemberg/Professor do Departamento de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro/UFTM |
ARROYO, Miguel G. As Experiências Sociais Disputam a vez no conhecimento. In: Currículo, território em disputa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. P.115-136.
|
Novembro - 4º Encontro: (20/11/2020)
|
Leituras Prévias:
19h (horário de Rondônia) 20h (horário de Brasília) |
Dr. Gilmar Alexandre da Silva/Professor de História do Instituto Federal do Triângulo Mineiro/ Campus Ituiutaba/MG. |
WANDERLEY, Sonia Maria de Almeida Ignatiuk. Narrativa midiática e narrativa didática de história: caminhos entrecruzados na contemporaneidade. In: Revista História Hoje, v. 2, nº 3, p. 217-234 – 2013. |
Carga Horária Total |
24 horas |
|
24 horas |
Abaixo, clique nos textos do evento para realizar as leituras prévias. Atente-se ao cronograma para se orientar.
ARROYO, Miguel. As experiência sociais disputam a vez no conhecimento;
PEREIRA, Tulio H. Imaginação Africana e Literatura Afro-Brasileira;
SANTOS, Tadeu P. Cenário de Educação Étnico-Racial em movimento p o Século XXI;
WANDERLEY, Sonia Maria. Narrativa midiática e narrativa didática de história.